sábado, 22 de novembro de 2008

O SENTIDO DA RELIGIÃO ESPÍRITA

O Espíritismo não é uma religião organizada dentro de uma estrutura clerical. Neste sentido, ele é profundamente diferente das religiões tradicionais. Não tem templos sutuosos. Não adora cerimônias de espécie alguma, como batismo, crisma, "casamentos", etc. Não tem rituais, nem velas, nem vestes especiais, nem qualquer simbologia. Não adota ornamentação para cultos, nem gestos de reverência, nem sinais cabalísticos, nem benzimentos, nem talismãs, nem defumadores, nem cânticos cerimôniosos (ladainhas, danças ritualísticas. etc.), nem bebidas nem oferendas, etc.
O culto Espírita é feito no próprio coração. É o culto do sentimento puro, do amor ao semelhante, do trabalho constante em favor do próximo. Somente o pensamento equilibrado no bem nos liga a Deus e somente a prática das boas acões nos fazem seus verdadeiros adoradores. Assim, o Espíritismo procura reviver os ensinamentos de Jesus, na sua simplicidade e sinceridade, sem luxo, sem convencionalismo sociais, sem pompas, sem grandezas, pois, como nos recomendou o mestre de nazaré, deus deve ser adorado "em Espírito e verdade".
O Espíritismo é o consoçador prometido por Jesus.
"se vós me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei ao meu pai, e ele vos enviará um outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco: o espírito de verdade que o mundo não pode receber, porque não O vê e não O conhece. Mas, quanto a vós, vos o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará, em vos. mas o consolador, que é o Santo Espírito, que meu pai enviará, em meu nome, vos ensinará toda as coisas e vos fará relembrar de tudo aquilo que eu vos tenho dito."(Jesus)- Evangelho de João , CapituloXIV, versículos 15 a 17 e 26.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...