quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

IMPERFEIÇÃO DOS HOMENS

Os males da Humanidade provêm da imperfeição dos homens; pelos os seus vícios é que eles se prejudicam uns aos outros. Enquanto forem viciosos serão infelezes, porque a luta dos interesses gerará constantes misérias.
Sem dúvida, boas leis contribuem para melhorar o estado social, mas são importantes para tornar venturosa a humanidade, porque mais não fazem do que comprir as paixões ruins, sem as eliminar. Em segundo lugar, porque são mais reprensivas do que moralizadoras e só reprimem os mais salientes atos maus, sem lhes destruir as causas. Aliás a bondade das leis guarda relação com a bondade dos homens; enquanto estes se conservarem dominados pelo orglho e pelo egoísmo, farão leis em benefício de sua ambições pessoais. A lei civil apenas modifica a superficie; somente a lei moral pode penetrar o foro íntimo da consciência e reforma-lo.
Reconhecido, pois, que o atrito oriundo do contacto dos vícios é que faz infortunados os homens, o único remédio para seus males está em se molhorarem eles moralmente. Uma vez que nas imperfeições se encontra a causa dos males, a felicidade aumentará na propoção em que as imperfeições diminuirem.
Por melhor que seja uma instituição social, sendo maus os homens, eles a falsearão e lhe desfigurarão o espírito para a explorarem em proveito próprio. Quando os homens forem bons, organizações boas instituições, que serão duráveis, porque todos terão interesse em conserva-las.

2 comentários:

Ari Lopes disse...

Absair

Obrigado pela visita ao meu site.
Sou espírita e gosto dos temas que você escreve.
Mas muitos desses temas despertam pouco interesse, isso porque quem escreve asneiras desperta muito maior público do quem aborda coisas serias.

Mas o importante é seguir em frente.

Um abraço

Feliz Natal e 2009 de muita paz e harmonia

Canal Do Narducci disse...

Muito obrigado Ari.Vamos em frente! A respeito da parceria vamos fazer sim ok? eu não estou mais no dihitt.

Grande
Abraço
Feliz natal, e 2009 com muito sucesso.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...