quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

NATAL E ESPIRITISMO









De onde vem o termo Natal? Por que 25 de Dezembro? Desde quando se
comemora nesta data? Qual o significado dos presentes, das Árvores e do Papai
Noel?


NATAL- Do latim Natale- significa Nascimento. Dia em que se comemora o nascimento de cristo (25 de Dezembro).






HISTORICO



As igrejas orientais, desde o seculo IV , celebravam a Epifania ("aparição ou manifestação"), Em 6 de janeiro. cujo simbolismo referia-se ao mistério da vinda ao mundo do verbo divino feito Homem. Em Roma, desde o tempo do Imperador Aureliano(274) o dia 25 de dezembro (Solstício de Inverno, no calendario Juliano) Era consagrado ao natalis solis invicti, festa mitríaca do "Renascimento" do Sol. A Igreja Romana não tardou em contrapor-lhe a festa Cristã de Natale de cristo, o verdadeiro "Sol de justiça".Esta festa pronto se estendeu por todo o ocidente, não tardando também em ser adotada por todas as igrjas orientais.



(enciclopédia luso-brasileira de cultura)



O nascimento de cristo sempre esteve envolvido em controvérsia , Para uns, seria primeiro de Janeiro; para outros, 6 de Janeiro, 25 de Março e 20 de Maio. Pelas as observações dos Chineses, o natal seria em Março, que foi quando um cometa, tal qual a estrela de belém, realuziu na noite asiática no ano 5 d.c. Como data festiva, é um aranjo inventado pela Igreja e enriquecida através dos tempos pela incorporação de hábitos e costumes de varias culturas.



A àrvore Natalina é contribuição alemã, (século VIII)

O papai Noel (vulgo São Nicolau), nasceu na Turquia ( séculoIV).

Os cartões de natal surgiram na Ingraterra, em meiado do (século XIX).



A MANJEDOURA


Conta que Jesus nascera numa manjedoura rodeado de animais. Um Monge diz que, isso não é verdade, pois como a casa de José era pequena para abrigar toda a sua familia, o novo rebento deu-se no estábulo. Em termos simbólicos, a manjedoura revela o caráter humilde e simples daquele que seria o maior Revolucinário de todos os tempos, sem que precisasse escrever uma única palavra.

Os exemplos de sua simplicidade devem nortear os nossos passos nos dias que correm, de nada adianta dizermo-nos adeptos de cristo e agirmos de modo contrário aõs seus ensinamentos.


ANUNCIOS PROFÉTICOS


O nascimento de Jesus fora anunciado pelos profetas da antiguidade, nos seguintes termos:"EIS que a virgem conceberá e dará á luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel"(que quer dizer Deus convosco). Na época predita veio ao mundo o Arauto, o Salvador aquele que tiraria os pecados do mundo. Os Judeus, contudo, não entenderam a grande mensagem do Salvador: Esperavam -no na condição de Rei, de Governador. Ele porém dizia ser rei mais não deste Mundo. Enaltecendo a continuidade da vida, vislumbrava-nos a expectativa da vida futura, muito mais proveitosa e sem as dificuldades materiais da vida presente.


O nascimento de Jesus coicide com a percepção de uma nova luz para a humanidade sofredora. Os ensinamentos de Jesus devem, servir para transformar não apenas um Homem, mas toda a Humanidade. Numa simples visão de conjunto, observamos o que era planeta antes e no que se transformou depois de sua vinda. O espírito Emmanuel, em Roteiro, diz-nos que antes de cristo, a educação demorava-se em lamentável pobreza, o cativeiro era consagrado por lei, a mulher aviltada qual a limária, os pais podia vender os filhos etc.


Com Jesus, entretanto, começa uma nova era para o sentimento; Iluminados pela divina influência, os dicípulos do mestre consagram-se ao serviço dos semelhantes;

Simão, Pedro e os companheiros dedica-se aos doentes e infortunados; instituem-se casas de socorro para os necessitados e escolas de evangelização para o espírito popular etc.
PAPAI NOEL
Papai Noel simbolo do natal, é usado pelos comerciantes, afim de incrementar as vendas dos seus produtos no final de cada ano. O Espírito do Natal segundo a propaganda, esta relacionada com a fartura da mesa a quantidade de brinquedos e outros produtos que o consumidor possa ter em seu lar. Á semelhança dos reflexos condicionados estudados por Pavlov, hà Repetição, intensidade e clareza dos estímulos á compra, dando-nos a entender que estamos comemorando o ranascimento de cristo.
Se não prestarmos atenção cairemos na armadilha do consumismo exarcerbado, dificultando a meditação e a reflexão durante esta data tão especial para a humanidade.
O ESPÍRITO DO NATAL
O espírito do natal deve ser entendido como a revivencia dos ensinamentos de Cristo em cada uma de nossas ações, não há necessidade de esperarmos o ano todo para comemora-lo. se em nosso dia a dia estivemos estendendo simpatia, para com todos e distribuindo os ecessos de que somos portadores, estaremos aplicando eficazmente a "Boa Nova", trazida pelo mestre Jesus. "Não podemos servir a deus e a Mamon". A perfeição moral exige distinção entre espíritos e materia. A riqueza existe para auxiliar o homem no seu aperfeiçoamento espíritual se lhe dermos demasiado valor, poderemos obscurecer nossa iluminação interior. Útil se torna, assim, conscientizarmo-nos de que somos Usufrutuarios e não proprietário dos bens Terrenos.
CONCLUSÃO
Jesus atravéz de seus emissarios, esta sempre falando convosco, no sentido de nos incentivar a amar cada vez mais o nosso próximo, indenpendentimente de como este esteja nos tratando.
Pergunta-se: que vantagem há em amarmos os que nos amam?

4 comentários:

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Absair!

O Natal é uma das festas de fim de ano que misturam espiritualidade e consumismo, de uma apelo comercial muito forte. É preciso ter bom senso para não transformar a data só num momento de trocar presentes entre os familiares.

Abraço,

=]
-----------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Canal Do Narducci disse...

É verdade Wander. As pessoas estão perdendo o sentido natalino, e se direcionando para a diversão, para algazarra. Não que eu seja puritano, mas saibamos dozar as coisas.

Grande
Abraço, sucesso Sempre!

Anônimo disse...

O Espiritismo contém tamanhas verdades.
Amei o blog.
Porque está saindo do DiHitt? Boa sorte!

Canal Do Narducci disse...

Olá Balinha,Muito Obrigado pelo comentário.
Estou saindo do diHITT,porque não estou mais satisfeito com o site, além disso meu blog esta ficando em segundo plano, e preciso me dedicar a ele.
Filiz Natal a você e todo seus familiares.
sucesso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...