segunda-feira, 8 de junho de 2009

AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

Se os homens amassem reciprocamente. a caridade seria melhor praticada. mas para isso, seria necessário que vos esforçásseis no sentido de se livrar o vosso coração dessa couraça que o envolve, a fim de torna-lo mais sensível ao sofrimento do próximo. O Cristo nunca se esquivava: aqueles que o procuravam, fossem, quem fossem, não eram repelidos. a mulher adúltera, o criminoso, eram socorrido por ele, que jamais temeu prejudicar a sua própria reputação. Quando, pois, o tomareis por modelo de todas as vossas acções? se a caridade reinasse na terra, o mal não dominaria, mas se apagaria envergonhado; ele se esconderia, porque em toda parte se sentiria deslocado. Então o mal desapareceria; compenetrai-vos bem disso.
Começai por dar o exemplo vós mesmos. Sede caridosos para com os outros, indistintamente. Esforçai-vós para não atentar nos que vos olham com desdém. Deixai a Deus cuidar de toda a justiça, pois cada dia, no seu reino, ele separa o joio do trigo.
O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem a caridade, não há tranquilidade na vida social, e digo mais, não há segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, essa vida será sempre uma corrida favorável ao mais espertos, uma luta de interesses, em que as mais santas afeições são calcadas aos pés, em que nem mesmo os sagrados laços de família são respeitados.

Um comentário:

Luciano Schüler disse...

Bela postagem!
Abraços!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...